Buldogue Francês


O Buldogue Francês, parente do Buldogue da GrãBretanha, surgiu, provavelmente, como todos os Molossos do Império Romano, dos Alanos da Idade Média, dos Dogues e pequenos Dogues da França.

O Buldogue Francês, como é conhecido atualmente, é o produto de diferentes cruzamentos feitos por criadores nos bairros populares de Paris no ano de 1880. Nesta época, os cães dos açougueirose cocheiros dos Halles conquistaram a alta sociedade e o mundo dos artistas pelo seu físico exclusivo e por seu caráter tendo, por isso, se difundido rapidamente. O primeiro clube da raça foi fundado em 1880, em Paris. O primeiro registro da raça data de 1885 e o primeiro padrão foi redigido em 1898, quando a Sociedade Canina Central a reconheceu.

É um típico cão molosso, muito forte para o seu pequeno porte, atarracado, de proporções compactas, focinho curto e orelhas empinadas, com uma cauda naturalmente curta. A aparência é a de um cão muito musculoso e sólida estrutura óssea.

O Buldogue Francês é um cão sociável, bem comportado, de fácil adaptação, alegre, brincalhão, ativo, inteligente, particularmente afetuoso com seus donos e com crianças.
A pelagem é moderadamente fina, cerrada, brilhante, macia, curta e lisa. A coloração pode ser uniformemente fulvo, tigrado ou não, ou com manchas limitadas; fulvo tigrado ou não, com manchas médias ou predominantes. Todas as nuances do fulvo são admitidas, do vermelho ao café com leite. Os exemplares inteiramente brancos são classificados dentro dos fulvos tigrados com manchas brancas predominantes.