Lhasa Apso

O Lhasa Apso é originário do Tibet, onde era criado pelos monges budistas, dirigentes políticos e por pessoas de alta posição social sendo, no máximo, oferecidos como presente e prova de gratidão e respeito.

É comum confundir o Lhasa Apso com o Shih Tsu, cão originário do oeste da China. Especula-se que, no passado, tenham acontecido cruzamentos de Lhasas fora do Tibet, pois o Dalai Lama tinha costume de presentear seus convidados de honra com estes cães, o que teria permitido o surgimento dos Shih Tzu. No entanto, é possível diferenciar claramente o Shih Tsu e o Lhasa Apso, observando, por exemplo, o focinho e a cauda.

O Lhasa Apso adapta-se bem a qualquer espaço, seja em quintais ou dentro de apartamentos. É um bom cão de companhia, alegre e muito bom para as crianças. Não costumam ser agressivos, mas não costumam são muito tolerantes com determinadas brincadeiras. Graças à sua audição muito apurada, percebendo sons sutis e distantes, também são bons cães de alarme, latindo de forma muito particular. São muito desconfiados e reservados com estranhos.

Possuem uma pelagem externa longa, reta, pesada, áspera, que chega a cobrir seus olhos, e que exige muitos cuidados do dono. A escovação deve ser diária e cuidadosa. Pode apresentar diferentes cores, como dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia, de fumaça, particolor, preto, branco ou marrom. 


Voltar