Bulldog Inglês

O Bulldog Inglês origina-se do antigo mastim de sangue asiático que se estabeleceu na Inglaterra. Vários documentos encontrados na Grã-Bretanha testemunham a presença, em épocas distantes, de um cão muito parecido com o Bulldog contemporâneo, que era usado principalmente em espetáculos, combatendo. Seu nome se deve ao fato desta raça ser utilizada, até meados do Século XVIII, em lutas contra touros (Bull – touro; dog – cão), quando, então, foram proibidas pelo Parlamento. Os cães destinados à luta eram selecionados pela coragem sem limites, o instinto de agressão e uma ferocidade extrema. Através da seleção obteve-se um cão tão sanguinário que nem a dor o detinha.


Cão de porte médio. a estrutura do Bulldog é robusta. Seu corpo é atarracado, de estatura bastante baixa, largo, poderoso e compacto. Sua cabeça maciça é bastante larga em proporção ao tamanho. A face é curta; focinho largo, grosso e inclinado para cima. Os excessos de dobras no rosto, a principal característica desta raça, são um problema para eles. Elas devem ser cuidadas pelo menos uma vez por semana, limpas e secas, para não causar assaduras. Sua pelagem é curta, lisa e de textura fina., unicolor (de uma só cor com máscara preta ou focinho preto), somente unicolor (que deve ser brilhante e puro); vermelho em suas diferentes tonalidades, fulvo, marrom claro, etc; branco e tigrado (combinação de branco com qualquer das outras cores). 

Apesar de sua origem e da aparência feroz, é um cão dócil e afetuoso; alerta, leal, seguro e corajoso, sendo um ótimo cão de companhia.