Poodle ou Caniche

O Poodle origina-se de uma região entre a França e a Alemanha. Por isso há controvérsias sobre seu país de origem. Conhecido na França como Caniche, o Poodle era o cão de companhia da rainha Maria Antonieta (1755-1793).

Muitas referências antigas sobre o Poodle podem ser encontradas. A raça já era retratada em estátuas da Roma Antiga. No século XV o Poodle aparecia em tapeçarias e no século XVI foi citado várias vezes pelo naturalista alemão Von Gessner, no livro "Historie Animalum".

Poodle Anão


Poodle Toy
A função original do poodle foi é de auxiliar na caça. Na Europa Ocidental, o Poodle Gigante foi adestrado para  recuperar os patos selvagens e outras aves abatidas, quando caíssem na água. O Poodle sempre foi muito habil dentro d´água , daí a origem do seu nome: "poodle", em inglês, quer dizer "cão d´água" e, em alemão, "pudel" significa "brincar n´água". A versatilidade da raça também levou à sua utilização em circos, no farejo de trufas e, posteriormente, a se tornar um cão de companhia de presença muito frequente nas cortes, função para a qual é utilizado nos dias hoje e, na qual, é a raça que tem o maior número de registros no Brasil.

Poodle Gigante (Standard)




O poodle é um cão alegre, de bom comportamento, ativo, ágil e muito inteligente, o que explica seu sucesso como cão de companhia.

Os Poodles podem ter quatro tamanhos: Toy ou Miniatura com até 28 cm; Anão com tamanho entre 28 e 35 cm; Médio entre 35 e 45 cm e Standard ou Gigante com altura de 45 a 60 cm.

Sua pelagem é longa, densa, cacheada ou encordoada e possui diversas cores: preto,marrom, branco, cinza, abricó e fulvo.


Poodle Médio