Chow Chow


O Chow Chow originou-se dos antigos cães molossos que habitavam a região ártica da China há mais de dois mil anos. Na China Imperial o Chow Chow apresentava várias funções: de guarda e proteção à de prato requintado da nobreza chinesa. Nas grandes festas do Imperador chinês Yu Pie, a carne do Chow Chow era servida e o convidado de honra tinha o “privilégio” de comer sua língua, para provar que a carne era de Chow. (N.P.: Digitei essa última informação pois é uma informação que não poderia sonegar, mas com ojeriza ao fato e mal-estar por saber do sofrimento dos cães neste país)

Esta raça chegou ao ao Ocidente em 1780 por meio de um oficial da Companhia das Índias Orientais, tendo os primeiros exemplares sido importados pela Inglaterra para serem exibidos no jardim zoológico.



O Chow Chow é um cão compacto e bem proporcionado, de aspecto leonino, porte digno e orgulhoso. Sua característica mais marcante, além do aspecto leonino, é sua língua azul. Outra característica da raça é sua movimentação, com passadas curtas e saltitantes.

A pelagem apresenta dois padrões: pêlo longo ou curto. O longo é muito abundante, denso, reto e eriçado. A pelagem é particularmente densa em torno do pescoço, onde forma uma juba que lhe dá o aspecto leonino. O pêlo curto é abundante, denso e reto; menos eriçado que longo. A cor é sólida, podendo ser preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, sem manchas ou particolor.



Os cuidados necessários para um cão desta raça são caminhadas diárias e escovação cuidadosa dos pêlos, semanalmente, com talco anti-séptico ou talco infantil.

O Chow Chow é um cão que não late, é muito reservado e fiel. É tranqüilo, bom guardião, aceita e retribui as manifestações de afeto e carinho de todos os membros da família. Deve ser tratado com brandura e disciplina. Apesar de dócil, não aceita tão facilmente a presença de estranhos Tem um instinto felino, é muito limpo e não possui cheiro.